Noticias

Chef, expert em carnes, ensina a preparar uma picanha para churrasco

 

Tatiana Bassi, filha de Marcos Bassi, que se tornou famoso por comandar o restaurante Templo da Carne, seguiu a carreira do pai e neste sábado (3) será a única mulher chef da quinta edição da Churrascada, em São Paulo. O evento reúne nomes da gastronomia, que vão reproduzir receitas com barbecue e Budweiser. Em conversa com Marie Claire ela explica como as mulheres podem se destacar também no churrasco, uma área tão dominada por homens, e ensina a receita da clássica picanha.

 

Como você começou sua carreira?

 

Me inspirei desde muito cedo pela trajetória e rotina do meu pai (Marcos Bassi), sendo um aprendizado espontâneo, de muita dedicação e amor no mundo de gastronomia, em especial em meio às carnes, tradição familiar.

 

Qual a principal característica das mulheres na hora de fazer churrasco?

 

Acho que as mulheres tem o dom natural para o preparo, escolha de ingredientes e sensibilidade para entender as combinações na cozinha, em especial, diante uma churrasqueira.

 

O que a mulher tem que saber para fazer um bom churrasco?
Vale entender qual o melhor corte para temperaturas e alturas diferentes de grelha, produto de boa procedência e qualidade. A mulher precisa comprar o corte certo para fazer churrasco. Não são todas as carnes que podemos fazer. Também tem que entender as técnicas de assar e grelhar. Por exemplo, assar é a 40cm da brasa para mais, grelhar é a 15cm da brasa.

 

Quais são os cortes de carne melhores para o churrasco?
Com certeza a parte traseira do animal onde encontramos os cortes tradicionais como picanha, alcatra, e fraldinha.Quais são os melhores acompanhamentos?
Acompanhamentos básicos como uma boa salada, por exemplo, deixando o churrasco como protagonista. Além de uma cerveja gelada, música e amigos.

 

Poderia dar a receita de algum prato?
Acredito que esta receita de picanha seja ótima para as mulheres que queiram iniciar esse processo e garantir o churrasco do fim de semana aos amigos.

 

Receita
-Comece comprando uma picanha inteira de 900 gr a 1,2kg no máximo
-Corte da parte menor para a maior com a espessura de dois dedos sempre com a gordura virada pra baixo
-Salgue com sal grosso os dois lados. Pode ser o do supermercado, deixe por 5 minutos e retire o excesso.
-Importante ter brasa bem forte e não labaredas, pois certamente queimarão as peças.
- Posicione as postas na grelha: o tempo aproximado é de 8 minutos no total

 

Dica: quando perceber o suco (sangue) migrando para a parte superior da carne é o momento de virar, certamente será o ponto médio. Aquele que chamamos de ao ponto.

 

 

Fonte: Marie Claire

CARDÁPIO

+

Japonesa

+

Ambiente

+

Galeria de Fotos

confira abaixo as últimas fotos de presenças na Potência do Sul

contato pelo telefone
(32) 3241.4800
Endereço
Av. Deusdedith Salgado, 4060, Teixeiras - Juiz de Fora - MG - CEP: 36033-000, Brasil