Noticias

Como acender a churrasqueira

Quem acompanha nossa página no Facebook já deve ter percebido que estamos passando alguns truques para o preparo de um bom churrasco. Como a série de postagens "Dicas para seu Churrasco" está um sucesso lá, decidimos trazê-la pra cá pra um conselho bem interessante: como acender a churrasqueira.

 

Muitos acham que é só jogar um palitinho de fósforo no carvão, mas não é bem assim. E, se a pessoa se atrapalhar pra acender, pode atrasar bastante o churrasco e até causar algum acidente. Mas vamos ao que interessa: como acender o fogo que vai dourar suas carnes?

 

 

Bom, como o espaço aqui é maior, seguem cinco maneiras de como dar o primeiro passo no seu churrasco.

 

Papel Higiênico e óleo



Encharque o carvão com álcool ou óleo. Faça o mesmo com um pedaço de papel higiênico que caiba na sua mão com óleo de cozinha, preferencialmente de soja, e jogue no carvão. Assim que começar a pegar fogo, abane até manter a brasa.

 

Prós - Pega fogo rápido
Contra - Faz uma fumaça escura altamente tóxica e precisa abanar para manter a brasa.

 

Rolo de Jornal ou sistema vulcão



É praticamente a mesma forma de acender com o papel higiênico, porém usando o álcool ao invés do óleo de cozinha. Enrole em volta de uma garrafa várias tiras de jornal, tomando o cuidado de não fechar a parte superior ou a inferior do objeto. Após enrolar uma camada espessa de papel, retire o objeto, formando assim um canudo de papel. Coloque esse canudo no centro da churrasqueira e envolva-o com carvão, por dentro e por fora.

 

Prós - O fogo dura mais, ajudando a brasa.
Contra - Além da fumaça tóxica, o nome já diz "Sistema Vulcão" porque a fumaça joga bastante cinza, além de ser tóxica também.

 

Pão e álcool



Embeba em álcool um pedaço de pão, de preferência amanhecido. Coloque-o dentro de um pequeno monte de carvão e cubra-o com mais carvão. Jogue um pouco mais de álcool sobre esse monte e depois ponha fogo.

 

Prós - Pega fogo rápido, de forma uniforme.
Contra - Precisa abanar bastante para manter a brasa.

 

Álcool. Apenas isso



Encharque o carvão já na churrasqueira com bastante álcool. A medida é para cada quilo de carvão, meia garrafa de álcool. O álcool diluído, de 46ºGL, não serve. Os melhores são de 92ºGL ou mais. Se for utilizar o álcool em gel, a medida é uma garrafa para um saco de carvão.
Após molhar o carvão, espere pouco mais de um minuto para que o álcool seja absorvido. Jogue (de longe) um palito de fósforo. Aqueles de 45 cm são os melhores, pois mesmo com o movimento o fogo se mantém. Não precisará abanar o carvão, pois com ele encharcado de álcool, a brasa se manterá sozinha. Antes de botar sua carne para assar, espere 45 minutos para que a brasa se torne uniforme e as chamas diminuírem consideravelmente.

 

Prós- Não precisa abanar. Se feita da maneira certa, a brasa pega tranquilamente. Não tem fumaça tóxica, apenas do carvão e as cinzas ficam dentro da churrasqueira.
Contra - O risco de acidente caso o palito de fósforo seja jogado muito próximo da churrasqueira.

 

Acendedor automático



É uma espécie de ferro que, ao ligar na tomada, esquenta de maneira rápida, fazendo o carvão ficar em brasa em aproximadamente cinco minutos. É muito fácil de usar. Apenas ligar à tomada e deixar o ferro entre os carvões da churrasqueira. Quando a brasa ficar forte, tire o acendedor.

 

Prós- É rápido e prático. Qualquer pessoa consegue usá-lo.
Contras - O fio é envolvido em um rolo de plástico, aumentando o risco de acidentes por conta da alta temperatura. O risco de curto-circuito também é grande por conta do mesmo problema. Para guardá-lo também.

 

E agora, já dá pra começar os trabalhos?

 

Fonte: Churrascaria do Gaúcho

 

CARDÁPIO

+

Japonesa

+

Ambiente

+

Galeria de Fotos

confira abaixo as últimas fotos de presenças na Potência do Sul

contato pelo telefone
(32) 3241.4800
Endereço
Av. Deusdedith Salgado, 4060, Teixeiras - Juiz de Fora - MG - CEP: 36033-000, Brasil